Exames de imagem: o que são?

Exames de imagem: o que são?

Exames de imagem: o que são?

Exames de imagem são procedimentos que servem para observar partes internas do organismo, apoiando diagnósticos ou abordagens terapêuticas.

A maior parte desses testes permite o estudo do corpo de maneira não invasiva, indolor e rápida, o que explica a sua popularização em países de todo o mundo.

Para se ter uma ideia, relatório da ONU aponta que, entre 1991 e 1996, foram realizados 2,4 bilhões de exames em imagiologia médica no planeta.

O número saltou para 3,6 bilhões entre 1997 e 2007, sendo que a radiografia de tórax representa 40% de todos os testes de diagnóstico por imagem.

Para que servem os exames de imagem?

Para que servem os exames de imagem?

Para que servem os exames de imagem?

De maneira geral, os exames de imagem servem para estudar áreas internas do organismo, identificando padrões e anormalidades.

Dependendo do procedimento, podem fornecer imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das ultrassonografias.

Daí as diferentes aplicações para os testes em imagiologia, que oferecem informações preciosas para avaliar a eficácia de tratamentos, constatar o impacto de lesões e apoiar diagnósticos de diferentes doenças.

Fraturas ósseas, pneumonia e tuberculose podem ser estudadas a partir de simples radiografias, enquanto doenças cardiovasculares são observadas em detalhes nos registros de uma ressonância magnética.

Há, ainda, os procedimentos que servem para rastreamento de patologias de alta incidência em grupos específicos, como a mamografia.

Considerado padrão ouro para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o exame é recomendado para acompanhamento de mulheres a partir dos 50 anos, quando a doença é mais frequente.

Tipos de exames de imagem

Tipos de exames de imagem

Tipos de exames de imagem

Existem vários tipos de testes de diagnóstico por imagem, que incluem desde uma radiografia simples até exames em medicina nuclear, como a cintilografia – procedimento que emprega isótopos radioativos para a observação de lesões e doenças, como o câncer.

Listo, a seguir, os tipos de exames de imagem mais presentes na rotina dos serviços radiológicos:

  • Raio X
  • Mamografia, ou radiografia das mamas
  • Densitometria óssea
  • Tomografia computadorizada
  • Ultrassonografia
  • Ressonância magnética.

 

Referências Bibliográficas

Comunicar os Riscos de Radiação em Imagiologia Pediátrica: Informação de Apoio ao Diálogo sobre benefícios e riscos – Organização Mundial de Saúde

Resolução CFM Nº 2.107/14 – Define e normatiza a Telerradiologia – Conselho Federal de Medicina.

Principais Exames – Portal do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem